AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE ENTRADA - 2022
- E.E.CORONEL JOÃO GOMES MARTINS JGM
- 1 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
A política educacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo explicita em seu Plano Estratégico 2019-2022 a nossa missão: ”garantir a todos os estudantes aprendizagem de excelência e a conclusão de todas as etapas da educação básica na idade certa”.
Para alcançar esse propósito, os processos avaliativos exercem um papel essencial. As avaliações diagnósticas e formativas se complementam com a finalidade de apoiar o trabalho dos professores, direcionando-o para as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Aqui se inserem a Avaliação Diagnóstica de Entrada –ADE – e a Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP – que neste ano estão planejadas de forma articulada ao Calendário Escolar, em momentos-chave do ano para utilização de seus resultados como apoio às escolas, oferecendo suporte às Semanas de Estudos Intensivos, às ações contínuas de recuperação, aprofundamento e replanejamento ao longo dos bimestres.
A Avaliação Diagnóstica de Entrada – ADE – que constitui o conteúdo deste primeiro documento – aplicada no início do ano letivo, é focada exclusivamente nas habilidades de anos/séries anteriores essenciais para o percurso educacional dos estudantes, necessárias à aquisição das habilidades do currículo previstas para o ano a ser iniciado. Permitirá a identificação, de forma mais precisa, das reais necessidades de aprendizagem dos estudantes, explicitando tanto as habilidades que mais dominam como aquelas que necessitam de maior atenção.
Comments